sexta-feira, abril 25, 2014

Pretty Hurts - Beyoncé


Ontem, 24 de abril de 2014, Beyoncé liberou ao youtube o vídeo clipe para a musica Pretty Hurts. Na verdade, Beyoncé fez clipes para todas as músicas de seu mais recente disco, porém só podemos visualizá-los se comprarmos o álbum físico, ou comprar pelo iTunes. Pretty Hurts é o quarto single do álbum epônimo. Os singles até o momento são XO, Drunk in Love, Partition e Pretty Hurts.




A música faz uma importante crítica aos padrões opressivos da beleza, mostrando as consequências extremas que isso pode causar, tal como bulimia e anorexia. O clipe também coloca em pauta os sacrifícios que as mulheres fazem em nome da beleza, incluindo tomar remédios para inibir a fome e etc.


"Miss 3rd Ward. Sua primeira pergunta: qual é sua aspiração na vida?" pergunta um juiz de um concurso de beleza. Depois de gaguejar um pouco, Bey responde: "wow... minha aspiração na vida? oh... é uma boa pergunta. Minha aspiração na vida é... de ser feliz". Beyoncé aparece em vários momentos do vídeo como Miss 3rd Ward. Isso é uma referência ao bairro de Houston, no qual a Mrs. Carter cresceu.


No vídeo podemos apreciar várias brigas entre modelos, disputando o secador de cabelo, entre outras coisas. Mostra partes do vídeo ela sendo modelada, médicos inserindo botox nela e outros processos físicos em prol da beleza. Estas partes do vídeo foram feitas para enfatizar a dor que as modelos passam para estar de acordo com os padrões de beleza da sociedade, para ser considera uma modelo (literalmente falando) para as outras pessoas.


Em uma cena, mostra que Beyoncé perde o prêmio de primeiro lugar para uma concorrente, no qual abraça e demonstra felicidade por ela. No entanto, depois podemos perceber que ela de verdade estava oprimida, pois todo esforço e sacrifício não foram compensados. Há também uma parte do vídeo que mostra Beyoncé com uma prateleira cheia de prêmios. Pelo contexto, supomos que estes prêmios tenham sido ganhos em concursos de beleza. No final, ela destrói todos os troféus, mostrando que não vale a pena se sacrificar por completo por um simples prêmio. 

Assista o clipe Pretty Hurts por Beyoncé abaixo.


Não estaríamos exagerando se falarmos que Pretty Hurts é mais uma das obras primas conceituais da grandiosa Beyoncé. Não é atoa que a música sempre aparece nas rádios e em novelas aqui no Brasil, E atingiu a posição de número 36 na Billboard R&B/Hip Hop Songs e a posição de número 12 nos charts de singles R&B do Reino Unido.

Para ver a letra da música e sua tradução para português, clique aqui.
Para baixar a música no seu computador no formato mp3, clique aqui.



Blog da Música

2 comentários:

  1. por que a faixa de terceiro lugar tem relação com a cidade de houston onde ela nasceu ?? responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houston é a cidade mais populosa do estado de Texas, que fica nos Estados Unidos. A cidade fica no sudeste de Texas e como toda grande cidade, ela é dividade em bairros (quadras). Uma dessas divisões se chama "3rd Ward", é o bairro onde Beyoncé cresceu. O "3rd" não tem relação com a posição que Bey ficou no concurso, mas sim é o nome do bairro (que pode ser traduzido como "3ª Quadra" ou "3ª divisão"). Ela colocou o nome de seu bairro em sua faixa como forma de homenagem, a fim de representá-lo (assim como as misses de concursos como "Miss Brasil" etc colocam seus nomes como "Miss São Paulo" entre outras, a fim de representar o bairro, cidade ou até país). Como podemos conferir no clipe a partir do minuto 5:40, as finalistas são Miss Shaolin e Miss 3rd Ward (Beyoncé). Miss Shaolin acaba se tornando a vencedora e a Miss 3rd Ward fica em segundo lugar, e não em terceiro. Obrigado por acessar nosso site e continue vendo os novos posts do Blog da Música!

      Excluir