terça-feira, setembro 25, 2018

O retorno do Blog da Música?

Foto por: Spencer Imbrock
     Olá. Sou Luccas Emanuel. Tenho 18 anos, curso design gráfico e sou o redator de todos os artigos do Blog da Música. A primeira postagem deste blog foi um texto detalhado sobre o clipe de E.T. de Katy Perry, publicado em outubro de 2012, o que quer dizer que em breve vamos completar 6 anos! Desde então, o blog passou por algumas fases. Lembro que depois de meses de lançamento por algum motivo eu surtei, fiz uma postagem bem ofensiva (o que afastou alguns visitantes) e apaguei todas as postagens.

     Em dezembro de 2013 retornei a postar no blog. Um artigo sobre o AMA, alguns sobre canções e lentamente ampliava categorias, sobre premiações, letras e traduções, fotos de encartes etc. Com o tempo, a quantidade de postagens foi diminuindo até que no meio de 2015 oficialmente declarei o blog desativado por tempo indeterminado.


     Muitas coisas ocorreram para tomar essa decisão. O ensino médio chegou e me transformou como pessoa (e também o visual do blog, que desde então está na versão 2.0). Logo após veio a faculdade e me encheu de trabalhos, naturalmente a vida caminhou para um lado diferente. Eu tinha apenas 12 anos quando decidi escrever sobre minha maior paixão. Eu realmente não esperava um retorno (seja financeiro ou de plateia), e sei que tomei decisões erradas durante o processo de desenvolvimento.

    Desde o início, o intuito do projeto era produzir um material detalhado e de qualidade, que fosse realmente informativo. Mesmo ao reconhecer que não era a melhor plataforma para isso, buscava formatar um lugar de informação centralizada, onde o visitante pudesse encontrar a letra, as fotos do álbum e ouvir prévias. Para a época, tínhamos um grande público e potencial para crescer. Hoje em dia, também vejo que muitos portais grandes sobre notícia na internet são de qualidade duvidosa. Matérias curtas, sem muita informação, muitos click baits e vazios de fato. O jornalismo em massa vai contra ao que acredito. Sei que no período que estamos, as notícias precisam ser passadas o mais rápido possível, há uma disputa enorme pela audiência, mas creio que nada adianta chamar o público para si quando não se tem um material para ser mostrado, algo de qualidade.

     No hiato deste site, por um tempo, alimentei postagens no blog despencando estrelas (um blog de um grupo de amigas que fala sobre cultura em geral: música, livros e filmes) e sou autor de duas das três postagens na aba "popular". Durante vários momentos pensei em retornar a publicar no Blog da Música, que possuía um público consolidado para um blog em crescimento que possuía um redator (cerca de 2 mil visitas por mês, mil na segunda fase, totalizando 26 mil visitas em todo período).

     A chegada do aniversário do projeto me fez perceber tudo isso e me fez questionar algumas coisas. Eu sempre gostei de escrever sobre música e cultura, e esse hábito felizmente se mantém. No entanto, devido aos rumos da vida, é mais difícil fazer isso com tamanha frequência. E sendo bem sincero, caso este blog volte para as atividades serão necessárias mudanças drásticas. O design está completamente desatualizado, as postagens seriam mais informativas porém mais esporádicas e a política seria diferente também (uma vez que não haverá mais material disponível ilegalmente). Por outro lado, como consumidor de conteúdo, eu vejo que precisamos de uma canal de qualidade que realmente nos informe sobre projetos musicais de artistas queridos. 


    Ainda me surpreende ver que mesmo após anos sem postagens, temos neste blog um número de pessoas que ainda entra na página. Isso é muito bacana e gratificante, mostra que o trabalho feito aqui era admirado, que há uma expectativa de continuação. Da união do meu amor sobre estudar e escrever sobre música com uma proposta de trabalho acadêmico surgiu a Revista Radio, publicada online em 2015. O projeto independente possui 48 páginas mantém essas propostas de material detalhado e de qualidade. Vocês podem ler a revista através deste link. Nela, compus a diagramação de todo o projeto e a redação das matérias das páginas 16 e 26. Fazer esse projeto foi muito gratificante porque nele pude unir paixões minhas (música e design) e compor um material segundo os princípios que acredito. Aquela velha ideia de escrever o livro que se deseja ler.

   Vamos logo para o que interessa: eu tenho um grande interesse de voltar a produzir esse tipo de conteúdo, creio que seja importante. Ainda estou estudando a melhor forma de fazer isso: seja retomar às atividades do blog, seja em produzir uma nova versão da Radio ou alguma outra alternativa. Isso será melhor definido com a resposta de vocês, então comentários nessa postagem são importantes, seja com opiniões ou ideias. Por enquanto, vocês podem ler a revista e comentar suas opiniões a respeito. Coisas boas estão por vir, em breve! <3



Blog da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário